terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Novo Nascimento e a vida espiritual.

glitters


Quando nós ouvimos e cremos nas “Boas Novas”, começamos a viver uma nova vida. Essa experiência é chamada de “novo nascimento” ou “nascimento espiritual”. Diz-se que nós nascemos de novo. Jesus nos ensinou, em João 3.6,7: “Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; Quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque Eu disse que todos vocês precisam nascer de novo”. Todo o mundo que usufrui dessa nova vida em Cristo começa pelo nascimento espiritual. Diferente da vida biológica que se limita a um ciclo normal de vida, a semente de vida espiritual é eterna. Na maioria das pessoas essa semente assemelha-se a infância biológica, ou seja, cresce, desenvolve-se e torna-se madura.

Jesus falou especificamente sobre as possibilidades inerentes a essa semente de vida: “ … Eu vim para que tenham vida e vida com abundância” (João 10.10). Você trouxe para Jesus uma vida de pecados, que o separava dEle. Em contrapartida, Ele lhe deu uma nova vida, a Sua vida, e Ele quer que você tenha essa nova vida abundante, na sua plenitude. Quando falamos em vida abundante, referimo-nos à qualidade de vida que alguém pode experimentar. Quando você nasceu espiritualmente, o Espírito de Jesus veio viver em você. Esse nascimento gerou o potencial para o desenvolvimento espiritual para alcançar a semelhança com Jesus Cristo. Veja em Colossences 1.27: “ … quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória”. Uma vez que o Espírito de Deus habita em você, Ele assume o controle da sua vida. Como Senhor da sua vida, Ele vive a vida dEle através de você a medida que você submete a sua vida ao seu senhorio. Veja em Romanos 8.9-11: “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a Ele. Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus”.

Podemos fazer uma comparação entre o crescimento de um recém nascido e o desenvolvimento da vida espiritual em busca da maturidade. Você começou como um bebê espiritual, como um recém-nascido em Cristo. Entretanto ainda não está completamente desenvolvido. Para experimentar a plenitude da nova vida devem ocorrer crescimento e desenvolvimento espirituais.

De maneira geral quando alguém permite que o Espírito controle a sua vida, começa a crescer espiritualmente. Sob o controle do Espírito ele está em ambiente favorável; todavia, precisa de nutrição espiritual. Sua compreensão da vida espiritual aumenta proporcionalmente ao seu conhecimento da Palavra de Deus. A medida que permite que o Espírito Santo controle a sua vida, o propósito do Senhor para a sua existência torna-se cada vez mais claro. Veja em Gálatas 5.25: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”. A semente da vida espiritual, assim como o seu complemento físico, deve ser nutrida e exercitada para que a pessoa atinja um desenvolvimento perfeito.

Através das Escrituras aprendemos que Deus providenciou para desfrutarmos uma vida espiritual rica e plena; entretanto, esse potencial está sujeito a crescer, desenvolver-se e amadurecer. Quando alguém convida o Espírito Santo para assumir e manter o controle da sua vida, está tomando uma posição para desenvolver-se espiritualmente. O recém-convertido desenvolve-se espiritualmente quando recebe nutrição espiritual e vive em um ambiente que estimula o seu crescimento. Ele amadurece quando reage positivamente à vontade do Espírito que o leva a ter experiências espirituais mais profundas.

0 comentários:

Postar um comentário

Love is...
© Amo-Te - Template by Blogger Sablonlari - Font by Fontspace